Atenção: O blog RS Ônibus está passando por uma repaginada. Alguns álbuns não tem fotos por enquanto pois estamos criando os álbuns para publicar as fotos. Em Janeiro o blog voltará ao normal. Desculpe-nos o transtorno.







Citral












Empresa privada, concessionária de serviços públicos no ramo dos transportes coletivo de passageiros, a Comercial, Importadora Transportes, Representações e Acessórios Ltda surgiu da fusão das Companhias Dreher & Borges Ltda e Benetti & Cia cuja razão social era Real e Rex, empresas que faziam as linhas: Taquara-Santo Antonio da Patrulha; Taquara-Rolante-Riozinho; Taquara-Porto Alegre. União esta oficializada em 19 de agosto de 1952. Os sócios - fundadores: Análio Feijo Borges , Patrício Dreher, Osvaldo Klein, Oscar Linden, Alberto Ritter, Joaquim Steffen, Frederico Rappa, Hugo Adalberto Schein, Gomercindo Machado Benetti e Ângelo Benetti optaram por constituir uma diretoria que seria substituída a cada cinco anos. Assim foi formada a primeira diretoria da empresa, tendo Joaquim Steffen como presidente, Oscar Linden como diretor - tesoureiro, Gomercindo Benetti como diretor - gerente e Análio Feijo Borges como diretor comercial. Em março de 1955, mais um sócio quotista passou a integrar a Citral, quando Erno Genehr entrou na sociedade com um veículo Ford ano 1950.

Nos anos seguintes, a empresa foi expandindo suas linhas e aumentando o numero de veículos acompanhando o crescimento da região, realizando incorporações e adquirindo empresas. Em 1956 foi adquirida a Braun & Cia Ltda, empresa de Alfredo Braun que possuía quatro ônibus. Em 1959 foi a vez da aquisição da Irmãos Roth & Cia Ltda de Três Coroas, que possuía seis ônibus, entre eles um Ford alemão. Em 1966, incorporou a empresa Davi Dal-Ri de Campo Bom. Em 1973 houve incorporação da Silva e Irmãos, de São Francisco de Paula. Nove anos depois, em 1985, foi incorporada a empresa Floresta de Canela. Em 1990 foram adquiridas duas concessões de linhas da empresa São José de Osório, e em 1991 incorporada a São Luiz, que realizava as linhas entre Caxias do Sul e Vacaria. Ao longo do tempo, num processo natural de crescimento, fortalecida pela sua atuação no mercado, a empresa foi instalando suas filiais e passou, em 1977, a adotar a sua atual denominação: CITRAL TRANSPORTE E TURISMO S/A.
 
Texto: Citral

Nenhum comentário: