Atenção: O blog RS Ônibus está passando por uma repaginada. Alguns álbuns não tem fotos por enquanto pois estamos criando os álbuns para publicar as fotos. Em Janeiro o blog voltará ao normal. Desculpe-nos o transtorno.







Bento











• Em 1947, os irmãos Orestes e Isidoro Toniolo, iniciaram as atividade da transportadora, inicialmente realizando o transporte entre Linha Eulália, município de Bento Gonçalves, RS, e a capital, utilizando-se de um automóvel Ford super luxe, modelo 1947, com capacidade para cinco passageiros.
As partidas de Bento Gonçalves eram num dia e o retorno da capital no dia seguinte, face ao tempo despendido para o deslocamento.
• Já no ano seguinte, adquiriam seu primeiro ônibus, um Ford Jardineira, ano 1947, com capacidade para o transporte de 25 passageiros.
0 sonho se tornava realidade. A empresa, de forma lenta mas sólida, dizia porque tinha surgido.
No dia a dia, a dificuldades eram uma constante, mas a vontade de vencer, fazia com que unissem força para transpor os obstáculos.
• Em 1958, realizou-se a incorporação da Empresa Vera Prata, detentora da concessão de Nova Prata à Porto Alegre.
• Em 1960, foi incorporado o Expresso Farroupilha, detentor da concessão Farroupilha - Alto Feliz Porto Alegre.
• Em 1974, foi incorporada a empresa Benazzi, concessionário da linha Nova Prata - Vista Alegre - Guaporé.
• Em 1975, da empresa Leal, foi incorporada a concessão de Nova Prata - Nova Bassano - Serafina Corrêa.
Neste mesmo ano de 1975, da empresa Paraiense, foram incorporadas as linhas de Nova Prata à Nova Araçá e ao Parai;
• Em 1977, da Viação e Turismo Panizzi foi incorporada as linhas de Bento Gonçalves para Guaporé e Serafina Corrêa.
Em 1983, da empresa Passolini, foi incorporada as linhas de Nova Prata, para Guabijú, São Jorge, Ibiraiaras e Lagoa Vermelha.
Em 1984, da empresa Faria Lemos, foram incorporados serviços urbanos e interdistritais de Bento Gonçalves.
• Em 1992, da empresa Auto Viação Guaporé, foram incorporados as primeiras linhas que possibilitaram o atendimento do Vale do Taquari, interligando Guaporé - Dois Lajeados - Vespasiano Corrêa - Muçum - Encantado - Arroio do Meio - Lajeado e Estrela.
Nesse mesmo ano, foram iniciados os serviços executivos interligando Bento Gonçalves e Porto Alegre.
• Em 1997, da empresa Unesul, incorporaram as linhas do complexo Garibaldi, e passamos a atender os mercados de Garibaldi, Carlos Barbosa, São Vendelino, Bom Princípio, Barão, Salvador do Sul, Barão, Tupandi, Harmonia para a região metropolitana de Porto Alegre.
• Em 2002, do Expresso Caxiense, foram incorporadas as linhas do Município de Farroupilha, serviços urbanos e interdistritais.
• Em 2003, passamos a atender o eixo Guaporé, Dois Lajeados, Vespasiano Corrêa, para o vale do Taquari em direção a Montenegro, São Leopoldo e área metropolitana de Porto Alegre. Em 2004, foi incorporado a esse mercado o município de Serafina Corrêa.

2 comentários:

Josiandro F Rosa disse...

continuando: em 2003 a Bento atende o eixo fazendo a linha Serafina Corrêa/Estrela e a linha Poa/Serafina Corrêa via Bento e Guaporé,ampliando os horários de Poa/Guaporé que era feita pela saudosa Leal Turismo(a qual eu era passageiro). Após as falência da Leal em 2004 entõ a Bento manteve os dois trajetos para Serafina Corrêa: Poa/S Corrêa via Lajeado-Estrela(intinerário da Leal até Guaporé) e via Bento.

Josiandro disse...

Errata. A leal virou empresa de excursões. Ainda Tem leal circulando na região de Guaporé, só que fazendo excursões.