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Real/Reunidas

 

Viasul




















Diante da necessidade de um transporte eficaz, nasceu a Auto Viação Venâncio Aires. Fundada no ano de 1939 por Valter Büchner, a Empresa sempre teve como objetivo principal a plena satisfação de seus clientes. Fazendo o máximo para atingir esse objetivo, a Viasul sempre preservou manter uma frota de ponta para fazer com que a sua próxima viagem seja a melhor de sua vida.
Durante os anos 40, a Empresa utilizou ônibus Ford F5 e ônibus de fabricação própria pelo fundador da Empresa. Nos anos 50, os Ford F600 garantiram o que na época havia de melhor em transporte coletivo.
Nos anos 80, mais uma vez buscando oferecer o que havia de melhor em transporte coletivo na época, a Viasul passou a ter a frota atualizada constantemente. Nos anos 90 a Empresa continuou à frente e satisfeita por estar conseguindo, ininterruptamente, atingir seus objetivos.
No século XXI a Viasul está a cada dia se superando e conta com uma equipe altamente especializada e com uma das frotas mais modernas do país, para que você, cliente, tenha orgulho em viajar com a Auto Viação Venâncio Aires.

Outros

Wendling











Em meados de abril de 1938, surgia em Dois Irmãos uma empresa de transporte coletivo, F. A. Wendling, firma individual do fundador – Felippe Alfredo Wendling.
Surgia em Dois Irmãos uma empresa de transporte coletivo, F. A. Wendling, firma individual do fundador Felippe Alfredo Wendling.
Apesar das dificuldades encontradas pela falta de combustível, pneus e peças de reposição devido a 2º guerra mundial e a discriminação dos alemães sofrida pelos colonos imigrantes que moravam na região, em 1942.
A empresa ampliara seus horários entre as cidades de Nova Petrópolis, Boa Vista do Herval, Canela e Porto Alegre.
Neste mesmo período, seria instalada a primeira bomba de combustível, na Av.São Miguel no centro da cidade, que mais tarde seria transferida para perto da hoje chamada BR 116, com a ampliação do posto de abastecimento.
No ano de 1958, em meio a incentivos a Wendling decidiu expandir-se e foi criada uma empresa de transporte de cargas, que fazia entregas em todo território nacional, que durarria até 1976, e por estratégia de mercado, foi desativada e todo capital investido no transporte coletivo.
Em 1960, a F.A Wendling, passou a ser denominada Empresa Wendling de Transporte Coletivo Ltda. Os filhos de seu Felippe foram incorporados à empresa. Ampliu-se a frota de ônibus e o posto de Abastecimento denominado de Wendling comercial de Pneus peças e lubrificantes ltda. Em Janeiro de 2003, amplia-se a rede de abastecimento com a inauguração de um novo posto de combustível, o Posto Wendling Ltda de bandeira Latina também nesta cidade.
Em 2010, o grupo Wendling, é administrado em conjunto pela 2º e 3º gerações, que são responsáveis por mais de 120 empregos diretos em todos seus segmentos. Uma frota de 40 veículos, interligando municípios do interior à capital, com mais de 230 horários entre linhas regulares, urbanas, fretamento e escolar. Dois postos de combustível, uma oficina mecânica linha diesel e um loja de pneus.  (Texto: Wendling)

Expresso Vitória










Dedicação e trabalho marcam a história da Empresa Expresso Vitória, que se inicia no ano de 1953, na Rua Nicácio Machado, com apenas 02 carros, um da marca Ford a gasolina, e outro da marca Mercedes Benz, com 36 lugares, a empresa estabeleceu 02 linhas regulares: São Jerônimo – Porto Alegre, via Guaíba e Charqueadas – Porto Alegre.
Atualmente, a Vitória se configura nacionalmente como uma das melhores no segmento de transporte coletivo, sempre compromissada com a qualidade e valorização do potencial humano. Os propósitos da Empresa podem ser expressos na "Missão" de transportar pessoas com qualidade, conforto e segurança. (texto: Expresso Vitória)

VIMSA











A Viação Montenegro S/A é a empresa que está no centro do Grupo VIMSA, atuando no ramo de transporte coletivo de passageiros, e com sede em Montenegro, cidade da região metropolitana de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, Brasil. Ao longo de sua existência milhões de usuários têm sido transportados pelos veículos de uma frota que se caracteriza pela utilização de tecnologias a cada dia mais avançadas.
A VIMSA, hoje empresa privada de sociedade anônima de capital fechado e com fins lucrativos, iniciou suas atividades na quarta década do século XX, adquirindo personalidade jurídica em 12/05/1948, tendo entre seus fundadores Fernandes Koch (1910-1964). A VIMSA atuava, de início, na linha Montenegro a Porto Alegre via São Sebastião do Caí, percurso este com a extensão de 80 quilômetros e que abrangia um trecho em balsa entre Matiel e São Sebastião, utilizando, para isso, um ônibus Ford 1941, com carroceria de madeira e acabamento em chapas de ferro, o qual levava cerca de quatro horas para deslocar-se do ponto de saída ao de destino, se o clima estivesse favorável.
Nos primeiros anos do século XX, os habitantes locais viajavam a Porto Alegre fazendo uso do barco a vapor, que navegava através do Rio Caí. A linha férrea, construída anos depois, oriunda de Santa Maria e Caxias do Sul e com destino à capital gaúcha, absorveu o fluxo de mobilidade regional, pois a ferrovia passou a ser utilizada em substituição ao transporte fluvial, formando o mais importante ramal ferroviário do estado. A região, naquela época, tinha estradas de terra difíceis de trafegar, sendo o trem um concorrente mais funcional e barato que o ônibus. Na data em que Fernandes Koch arriscou-se na aventura do negócio não eram muitos os que davam preferência ao ônibus para se deslocarem. O asfaltamento das estradas regionais e o fim da circulação do trem de passageiros, entre 1955 e 1956, diminuíram o tempo que conectava as localidades próximas.
A denominação Auto Viação Montenegro Ltda foi institucionalizada em 1958. A primeira grande modificação administrativa aconteceu em 1959, ano em que o empresário Fernandes Koch assumiu o controle majoritário da empresa. Após o seu falecimento, em 1964, os negócios passaram a ser controlados por sua família. A industrialização da Região Metropolitana de Porto Alegre foi a combustão que energizou a VIMSA. Em 1971 foi efetuada a troca de tipo jurídico, de sociedade limitada para sociedade anônima. A designação Viação Montenegro S/A foi oficializada em 1977. A empresa redirecionou sua atividade socioeconômica em 1978, ano em que foi iniciada a construção do Polo Petroquímico do Sul, no município vizinho de Triunfo, momento em que a VIMSA optou pela revisão da sua estratégia de investimentos, passando a aplicar recursos substanciais no segmento do transporte fretado. Em 1981 a empresa tinha uma frota de 50 ônibus e 4 micro-ônibus. Em 2007, apenas ao fretamento eram reservados 50 veículos, aos quais se atribuía 37% da receita.
Atualmente, o grupo VIMSA atua em cerca de vinte municípios (em sua maioria localizados no Vale do Rio Caí, no Vale do Rio dos Sinos e no Vale do Rio Jacuí; a oeste de Porto Alegre); opera em mais de uma centena de linhas em cerca de cinco centenas de horários (diretos, sem paradas entre duas viagens; semi-diretos, com algumas paradas programadas para embarque e desembarque; e comuns, que realizam paradas nos pontos de interesse dos usuários); tem uma sede de 12.000 m²; concentra uma frota de cento e cinquenta veículos (com um índice de renovação anual de 12,5%); sua força de trabalho é composta por cerca de quatrocentos colaboradores; e transporta em média mais de uma dezena de milhões de passageiros por ano.
Os principais produtos da empresa são: linhas públicas metropolitanas intermunicipais de pequeno e médio curso, linhas rodoviárias de longo curso, linhas urbanas municipais, transporte universitário, fretamento de pessoal (administrativo e turnos) e fretamento especial (gestão logística de pessoal). Do Grupo VIMSA fazem parte as seguintes organizações: VIMSA (Viação Montenegro S/A), SILAS (Serviços de Transportes Urbanos Ltda), VIANOVA (Consórcio de Transportes Urbanos e Metropolitano) e COPASA (Concessionária de Motos Honda).
Um tráfego excessivo de veículos em regiões metropolitanas associado a uma disposição labiríntica das vias de circulação significa uma problemática complexa: enormes quantidades de poluição atmosférica e sonora produzidas em áreas urbanas restritas e centralizadas, congestionamentos, desperdício de recursos naturais não renováveis, desconforto psicológico e insegurança para a integridade física das pessoas em ruas e estradas são alguns dos fatores que provam ser necessário racionalizar a utilização dos meios de locomoção existentes. O transporte coletivo de passageiros apresenta vantagens óbvias em relação às diversas formas de mobilidade individual, quando há necessidade de uma população em expansão deslocar-se com frequência entre locais específicos, em dias e horários regulares, através de vias públicas limitadas tanto em número quanto em tamanho.